Adlvt.pt já não está disponível aqui. Por favor visite advt.pt.

As águas do Rio Tejo

O Rio Tejo tem uma extensão de pouco mais de mil quilómetros, praticamente dividindo a Penínsual Ibérica a meio, entre a sua nascente na Serra de Albarracim e a sua foz no Mar da Palha em Lisboa.

Pelo caminho as águas do Tejo atravessam paisagens deslumbrantes, criando elas próprias no seu seio e nas suas margens habitats para milhares de espécies animais e vegetais.

Fauna e flora

De entre as atividades preferidas de quem visita qualquer das secções do Rio Tejo, destaca-se a observação da sua fauna e flora naturais.

Um esforço concertado entre Espanha e Portugal permitiu uma notável melhoria da qualidade da água do rio e até os golfinhos voltaram a dar um ar da sua graça ao largo de Lisboa.

Mesmo junto dos maiores centros urbanos que ladeiam as margens do Tejo podemos encontrar pontos de grande interesse natural, destacando-se o Estuário do Tejo, que conta com pontos de atração em locais tão improváveis como o Montijo e Alcochete.

Atividades náuticas e uma história milenar

Ao longo dos seus mil quilómetros o Tejo oferece oportunidades únicas para desportos náuticos, desde a canoagem ao windsurf, da pesca ao trail running, este último cada vez mais popular nos trilhos que ladeiam o rio, por exemplo na região de Abrantes.

E o que dizer dos monumentos que se podem encontrar ao longo deste longo percurso? O Rio Tejo tem sido um ponto de atração para diferentes povos ao longo de milénios e todos deixaram um pouco da sua história pelo caminho.