Educação Ambiental

A educação ambiental tem sido uma das preocupações das empresas do Grupo Águas de Portugal enquanto processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, potenciando o desenvolvimento das habilidades e modificando atitudes em relação ao meio ambiente.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, culminou, nos dias de hoje, com uma forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

A contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, entre muitas outras formas de agressão do meio ambiente torna urgente a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas económicas, com reflexos positivos evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.

 

A Educação Ambiental constitui-se, assim, numa forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. A Águas do Vale do Tejo tem vindo a desenvolver ações de sensibilização dirigidas ao público infantojuvenil e às comunidades locais, com o objetivo de dar a conhecer a importância da sua atividade e o seu papel na gestão do Ciclo Urbano da Água. Recolha, transporte e tratamento das águas residuais urbanas - vê aqui para onde vai a água depois de utilizada  -  e o impacto que este serviço tem na melhoria da qualidade da água e dos meios recetores, assim como o contributo para a melhoria da água das praias fluviais e os benefícios para a sustentabilidade ambiental.


A sensibilização para o uso eficiente da água é outra vertente das ações e iniciativas dirigidas à população em geral e aos mais jovens em particular, no sentido de lhes transmitir os valores associados às boas práticas que potenciam a sustentabilidade ambiental e económica com reflexos positivos e evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.

 

Sabe como é produzida a água que chega às torneiras? Veja aqui


 

 

Para mais informações cea.advt@adp.pt